quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Quando a mãe grita - Photostory

O vídeo proveniente deste tópico consiste na adaptação de uma história infantil.
Escolhemos a história "Quando a mãe grita", de Jutta Bauer, porque esta remete-nos para valores dos quais muitas vezes nos esquecemos.
São inúmeras as vezes que agimos mal e não conseguimos admitir o erro, ou simplesmente ignoramos a ação. Este é um dos valores e responsabilidades para os quais devemos sensibilizar as crianças.
Como tal, direcionámos este vídeo para ser trabalhado com dois tipos de públicos-alvo: crianças do pré-escolar (3/6 anos) e/ou crianças do 1º e 2º ano do ensino básico.

Para a realização deste vídeo, utilizamos ilustrações adaptadas do próprio livro, sendo estas realizadas por crianças, de quatro e cinco anos, do Centro Infantil "O Ninho".
Nas legendas, selecionamos palavras-chave destacadas a cores, pois no nosso entender é uma mais-valia para as crianças, no pré-escolar, terem contacto com a escrita. No 1º ciclo, essas palavras podem ser trabalhadas de diferentes formas: em relação ao seu significado, à sua divisão silábica, ou até no conhecimento das letras.
Achámos interessante criar uma história narrada, que ao mesmo tempo tivesse legendas, porque através delas conseguimos incluir um maior público-alvo, isto é, o vídeo não ser apenas destinado a crianças que não sabem ler, mas também a crianças invisuais, uma vez que as escolas de hoje procuram ser, cada vez mais, inclusivas.

Para a produção deste vídeo foi utilizado o software Photostory. Este software tem uma licença gratuita, para proceder à sua utilização necessita efetuar o download e instalá-lo no seu computador.

Sem comentários:

Enviar um comentário